Empreendorismo e Gestão by Mickey e sua Turma


 

6810939956_971e1e84d7

Dezena de livros, vários deles editados em português, falam sobre o jeito Disney de encantar clientes.

Abaixo, há sete poderosos insights que Mickey e sua Turma têm a nos dar em matéria de empreendedorismo e gestão:

 

1. A felicidade é a alma do negócio. Seu cliente não pode ser um número ou uma transação financeira. Ele é um convidado da sua grande festa. Portanto, torná-lo único e especial é a sua obrigação. Manter acesa essa paixão pelo que se faz e “stakeholders” encantados é a garantia de tê-los sempre por perto.

2. Inove, inove e inove. Existem parques de diversões e existem os parques da Disney. E um dos grandes hiatos entre eles está na inovação. A lição, aqui, é: mesmo que você seja o maior, jamais se contente com as suas conquistas. Ouça seus clientes, veja onde é preciso melhorar e procure inovar constantemente.

3. Colaborador capacitado é colaborador satisfeito. Qual funcionário no mundo não gosta de sentir que é importante para a empresa? A Disney capacita e estrutura seus colaboradores para que se sintam expostos ao público de forma igualitária. Do pipoqueiro ao vendedor de lembrancinhas, passando pelo segurança, o Mickey e a Cinderela, todos têm status de ator, todos são elenco.

4. Curiosidade, coragem, confiança e constância. “É divertido fazer o impossível”, dizia o criador de Mickey Mouse. Não perca tempo pensando “e se”, mas ganhe tempo indo atrás do “como”. “O segredo de tornar sonhos realidade está resumido em quatro Cs: curiosidade, coragem, confiança e constância. O mais importante é a confiança”, dizia Disney.

5. Pessoas certas para as funções certas. Não basta sonhar, para que uma boa ideia vire um business, é preciso viabilizá-la. Disney sempre teve em mente que era preciso se cercar de pessoas certas para os cargos certos. Mesmo sem ter o relacionamento dos sonhos com o irmão Roy, por exemplo, ele o convidou para iniciar com ele a empresa que, décadas depois, se tornaria um império.

6. Competitividade é bom e nós gostamos. Servir melhor para servir sempre. Para Walt Disney e seu exército de colaboradores, a competitividade é parte fundamental do aprimoramento e deve ser cultivada para que seus clientes/convidados sejam os maiores beneficiados. Eu já enfrentei os piores competidores em minha vida. Não sei o que seria de mim sem eles”, bradava.

7. A família vem antes de tudo. Para Disney, “um homem nunca deve negligenciar sua família por causa do trabalho”. Ou seja, o trabalho, por mais exaustivo e rentável que se apresente, não pode ser tratado como prioridade número um. E por quê? Porque acaba roubando valores humanos essenciais da convivência saudável. E a magia reside justamente aí: humanizar o negócio.

 

O sucesso da Disney está em  fazer mais com menos, melhorar o atendimento ao cliente e se diferenciar da concorrência

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • What most schools don’t teach

  • Alavancando Mudanças – Patricia Tavares

  • C.I.O. 100 Awards 2013 Nomination

    ERP, Economics

    C.I.O. 100 Awards 2013 - Nomination for Lunardelli, Ricardo

  • Arquivos

  • My Hobby – BoardGames

  • Perfil do Editor

    . Professional with broad experience and extensive knowledge in cross-functional IT project management, methodologies and techniques.
    . Consulting, analyzing, designing and managing IT systems projects.
    . Leadership of IT team;, delivering wide ranging core LAN/WAN solutions to organizations.

%d blogueiros gostam disto: