CIOs dão dicas para obter dos funcionários a cooperação na mudança de seus hábitos mais arraigados e adotar novas ferramentas de comunicação unificada.


Sucesso na Unificação da Comunicação depende da mudança de hábitos dos Colaboradores

Perturbar a forma como os funcionários interagem muitas vezes é arriscado. E a implantação de ferramentas de comunicações unificadas (UC) pode ser mais arriscado do que lançamentos de outros softwares da empresa porque ela afeta os hábitos arraigados dos funcionários. “As pessoas se movem de acordo com as mudanças (novidades) tecnológicas”, observa Barry Libenson, CIO da Land O’Lakes. “Não é como um novo sistema ERP.”

Instalação de UC permite que os funcionários programem seus telefones para encaminhar chamadas para outras localidades, ou aos seus iPhones, com base em onde seus calendários dizem que será. Outro permite que as pessoas lançar uma videoconferência clicando sobre o nome de um colega no diretório da empresa.

Mas as ferramentas UC criam novas expectativas de como as pessoas trabalharão juntas. Art Schoeller, analista da Forrester Research, diz que a razão para implantações UC falharem, são porque os funcionários não valorizam as ferramentas de gestão como a Alta Direção faz. “Os usuários podem ignorá-las e você perde os benefícios”, diz ele. “Você tem que estabelecer e [investir] em um programa de gerenciamento de mudanças.”

Venda as Mudanças

Para vender as novas capacidades, Libenson tomou uma dica da Cisco e configurou mais de uma dúzia de monitores de tela plana que exibem mensagens informando semanalmente a 3.000 usuários sobre as mudanças futuras. Ele acompanhou as mensagens com correspondência em papel e e-mail, e ofereceu demos para grupos. Então, durante cada implantação Libenson designou o pessoal de TI a usar coletes laranja e andar por aí respondendo perguntas ou ajudar os colegas de trabalho individualmente. Ainda assim, Libenson comunicou que vai julgar o quão bem o lançamento foi utilizado pelo funcionário e como se beneficiaram das novas ferramentas. “É um fracasso se as pessoas ainda só usam a [tecnologia] tradicional.”

Christian Anschuetz, CIO da Underwriters Laboratories (UL), diz que ele deixou claro aos funcionários que eles não teriam uma escolha sobre o uso de ferramentas de UC. Mas parte de seu plano de implementação inclui dedicar uma equipe para se comunicar com os trabalhadores e gestão da mudança.

UL está usando o Microsoft Office 365 para unificar email, telefone e fax no desktop e dispositivos móveis, e está se deslocando mais da metade de sua rede de voz para voz sobre IP (VoIP). Antes de lançar a tecnologia, Anschuetz ofereceu muitas maneiras para os 7.000 funcionários da UL aprenderem sobre isso a sua própria maneira, inclusive através de posts em blogs, newsletters, webinars e vídeos.

Na CUNA Mutual, uma seguradora e prestador de serviços financeiros, CIO Rick Roy designou “agentes de mudança” em cada unidade de negócios para educar seus usuários sobre um lançamento recente de telefones VoIP e ferramentas de telepresença da Cisco para 4.000 usuários.

“A parte tecnológica do projeto é complicada, mas comprovada”, diz Roy. A chave para fazê-lo funcionar é ter os agentes de mudança explicando aos usuários como suas unidades de negócios serão beneficiados. “Os agentes de mudança são a voz do público, que eles representam.”

Anúncios

, , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • What most schools don’t teach

  • Alavancando Mudanças – Patricia Tavares

  • C.I.O. 100 Awards 2013 Nomination

    ERP, Economics

    C.I.O. 100 Awards 2013 - Nomination for Lunardelli, Ricardo

  • Arquivos

  • My Hobby – BoardGames

  • Perfil do Editor

    . Professional with broad experience and extensive knowledge in cross-functional IT project management, methodologies and techniques.
    . Consulting, analyzing, designing and managing IT systems projects.
    . Leadership of IT team;, delivering wide ranging core LAN/WAN solutions to organizations.

%d blogueiros gostam disto: