Apps para negócios no iPhone: prós e contras


Um Revendedor de Autopeças queria substituir um anel de 3, 4 polegadas de espessura aglutinante do Pedido realizado atravez de um representantes de vendas de campo com um aplicativo para iPhone.

O Fabricante que detinha o aplicativo em um Equipamento Móvel, ao acessar o aplicativo percebeu o quanto era complicado tal operação.Isso ocorreu porqueo CIO da da empresa desenvolvedora do aplicativo caiu em uma armadilha comum: criar um app monstro que é praticamente impossível para os usuários navegarem na “touchscreen” do iPhone de 3,5 polegadas.

Esta é apenas uma das muitas armadilhas que os CIOs enfrentam quando querem trazer todo o conteúdo do negócio para a ferramenta de campo utilizada pela sua força de vendas, iPhone, em campo. Um aplicativo para iPhone que oferece ao usuário uma experiência terrível pode significar problemas para o CIO.

O limite de adoção pelo usuário é muito, muito específico. Se demorar para que algo realmente aconteça, você vai acabar colocando o iPhone devolta no bolso.

Saiba o que fazer, ou não fazer para não naufragar nestas águas.

Não replicar o laptop: A maioria dos CIOs tentam replicar os dados e características exibidas em um laptop para o iPhone. Este é um caminho certo para o fracasso. Basta olhar para a experiência do usuário altamente criticado do aplicativo Citrix Receiver, que basicamente tenta entregar um desktop virtual no iPhone. Constantemente beliscando e expansão de texto em uma tela do telefone e de introduzir os dados usando um pequeno teclado virtual. O problema com a replicação é que esta assume que os usuários vão usar o iPhone de uma maneira similar ao laptop. Mas os casos de uso são muito diferentes. Pode não haver muito tempo para que o usuário navegue e busque os detalhes dos dados. Talvez não haja conectividade com a Internet. De qualquer maneira, o aplicativo precisa dar respostas com a velocidade.

Não generalize: CIOs devem seguir a sugestão de Apple e deixar a simplicidade do usuário dirigir seus esforços para um aplicativo móvel de negócios. Muitas vezes os CIOs carregam muitas funcionalidades num único aplicativo. O melhor a fazer é separar em duas ou mais aplicações específicas.

Investir o tempo necessário no levantamento dos requisitos: os CIOs devem estar preparados para gastar muito tempo aprendendo o que os usuários querem de uma aplicação de negócios móveis antes de se mudar para o desenvolvimento de aplicativos. Falar muitas vezes com usuários antes do desenvolvimento e durante os testes beta. Este é um dos passos mais importantes na criação de uma solução que os usuários dependem.

Não empilhar características: Mesmo quando CIOs que entendem o caso do uso especial de equipamentos móveis e grupos-alvo específicos, o usuário pode ser vítima de aumento do escopo do aplicativo, perdendo sua caracteristica principal. Acrescendo mais funcionalidade, mais dados, mais botões, menus drop-down,  um aplicativo móvel parece estar com DNA de um técnico de TI.

Não se preocupe com reação contrária do usuário: A app. de negócio móvel não pode ter tudo o que o seu homólogo laptop faz. CIOs irão tomar decisões baseadas no que incluir e o que cortar. O resultado tende a criar uma preocupação / expectativa de que os usuários irão ter certas dúvidas quanto aos dados que não estarão disponíveis ou divididos em aplicações específicas no iPhone app., diferentemente de um Netbook, porem terá a grande vantagem da mobilidade.

Conclusão: Mais funcionalidade significa mais complexidade. Os usuários não querem ler um manual de como fazer antes de usar um iPhone app móvel de negócios, pois eles só querem usar o touchscreen de uma forma simples e intuitiva.

Anúncios

, , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • What most schools don’t teach

  • Alavancando Mudanças – Patricia Tavares

  • C.I.O. 100 Awards 2013 Nomination

    ERP, Economics

    C.I.O. 100 Awards 2013 - Nomination for Lunardelli, Ricardo

  • Arquivos

  • Perfil do Editor

    . Professional with broad experience and extensive knowledge in cross-functional IT project management, methodologies and techniques.
    . Consulting, analyzing, designing and managing IT systems projects.
    . Leadership of IT team;, delivering wide ranging core LAN/WAN solutions to organizations.

%d blogueiros gostam disto: